Influência da lua sobre as plantas

Discussão em 'Cultivo em geral' iniciada por zóio, 24 Junho 2005.

1. zóio

zóio Semente

Afiliado:
    12 Março 2005
    Aprovações Recebidas:
    1
    Pontos de Troféu:
    0
    Reputação:
    0
    Galera,
    Muito se fala a respeito da influência das estações da lua em relação ao ciclo das plantas. Achei uma informação bem interessante e por isso to abrindo esse tópico.
    Se alguem tiver algo a acrecentar será de grande valia!
    []´s
    a todos..
    Zóio

As Fases da Lua e as plantas

Lua Nova

Semeadura / plantio - tudo o que cresce acima da terra. O final da lua

nova é propício para semeadura, plantio e colheita de todas as plantas

medicinais. Podas gerais. Para colhermos flores belas e viçosas, suas

sementes ou mudas devem ser plantadas entre a Lua Nova e a Quarto

Crescente, de preferência quando estiver no signo de Libra.

Lua Crescente

A seiva sobe para as folhas. Colheita de folhas (medicinais) e, pouco

antes da lua cheia, colheita de cereais.

Lua Cheia

Seiva nas folhas - maior luminosidade lunar. Deve-se evitar mexer muito

nas plantas, limitando-se a retirar folhas secas e galhos. A colheita

de plantas curativas deve ser efetuada quando as hastes estiverem

cheias de seiva, isto é, na Lua Crescente perto da Cheia, de

preferência logo que o Sol nascer até umas 8:00h.

Lua Minguante

A seiva desce para as raízes. Ideal para plantio/semeadura de tudo o

que cresce abaixo da terra. Plantio de raízes comestíveis. Podas/corte

de árvores e bambus. Pouco antes da lua nova, ideal para colheita de

sementes. Dê preferência para intercalar adubações de 15 em 15 dias,

sendo uma durante o último quarto minguante.
  2. GraziG

GraziG Semente

Afiliado:
    8 Abril 2005
    Aprovações Recebidas:
    16
    Pontos de Troféu:
    0
    Reputação:
    0
    Oi Zóio, parabens pela iniciativa de abrir esse topico...
    apesar que muitas pessoas não acreditam, a lua tem sim uma influencia muito grande em nossas vidas...
    para quem conhece um pouco de fisica, geografia e geologia, fica dificil aceitar que não há influencia da lua sobre a terra...

agora façamos a seguinte analogia: o nosso planeta tem 3/4 de agua e 1/4 de terra, a influencia da lua sobre as marés, sobre o movimento dos cardumes, sobre os ventos, sobre a revooada dos passaros e sobre a velocidade de rotação do planeta é conhecida desde a antiguidade...
    O ser humano é composto por 3/4 de agua e 1/4 de materia biologica...as plantas são compostas por 3/4 de agua e 1/4 de materia vegetal...(hehehe leigamente falando...)

eu nem precisava ter observado isso, pois sempre que eu corto meus cabelos na lua crescente eles crescem muito rapido...o mesmo acontece quando uso a lua crescente e nova no trato com minhas plantinhas...

muito esclarecedora a tabela que vc conseguiu...bjos...
  3. Chris

Chris Semente

Afiliado:
    13 Maio 2005
    Aprovações Recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Reputação:
    0
    legal Zoio!! sempre quiz saber direito isso da lua...eu acredito pacas...;) Valeu!!

Um abraço e :luz:
  4. DoutroLado

DoutroLado Broto

Afiliado:
    10 Abril 2005
    Aprovações Recebidas:
    16
    Pontos de Troféu:
    10
    Reputação:
    0
    eu acredito muito que a lua influi de varios modos nos seres vivos...

achei muito util este topico...

ADORADORES DA LUA!!!!!!!!!
  5. daturaxamã

daturaxamã Semente

Afiliado:
    23 Dezembro 2005
    Aprovações Recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    1
    Reputação:
    0
    :atencao: Uma particularidade que tenho percebido é que plantar sementes nos 3 primeiros dias da lua nova não é bom! Astronomicamente falando esse é o momento em que a lua e o sol estão em conjunção em relação a terra, e são astros de influencias contrarias.... Gostaria de saber se mais alguem tem percebido issu???:eek:
  6. Self

Self Semente

Afiliado:
    20 Março 2005
    Aprovações Recebidas:
    76
    Pontos de Troféu:
    0
    Reputação:
    0
    Date: Sun, 27 Dec 1999 13:53:41 -0200
    Sender: owner-agrisustentavel@netpe.com.br
    Reply-To: agrisustentavel@netpe.com.br
    From: Marsha Hanzi

Maria Thun é uma cientista austríaca ( astrofísica, se não me engano) que gosta de comer rabanete. Como boa "alemoa"ela resolveu plantar uma fileira por dia para colher todos os dias. Como boa cientista de verdade-- ela observava as coisas sem preconceito-- ela percebeu que os rabanetes se comportavam diferentemente de dois em dois dias, aproximadamente. Uns eram pequenos com raízes grandes, outros folhudos, outros espichavam rapidamente, etc.

Desconfiando a lua, ela pesquisou a relação com lua cheia e minguante-- em vão. Dois anos depois percebeu a correlação com o transito da lua pelo zodíaco.

Lá se foram 30 anos de pesquisa. Ela hoje tem um vasto corpo de dados científicos sobre este calendário, levando as pesquisas até as próximas gerações ( filhos de batatas plantadas em "dias erradas" produziam menos kilos do que filhos de batatas plantadas em "dias certos", mesmo ambos sendo plantados nos dia corretos...) O Instituto Biodinâmico em Botucatu tem várias publicações traduzidas dela...0

Portanto este calendário não é crença, é pesquisado, e testado. Eu, como tenho também o impulso pesquisadora, testei no campo, plantando coisas no dia "errado" e no dia "certo", verificando a diferença...

Tenho percebido que os dias "semear" e os dias" mudar" podem fazer uma diferença muito grande... Recentemente semeei dois caixotes de sementes de pimentão, um no dia de "frutos" mas época de "mudar" ( sendo boa Ariana, não queria esperar ..) outro em dia de frutos, época de "semear".. Os dois caixotes nasceram no mesmo dia.. Parece que as semente no primeiro caixote esperaram a lua virar para nascer...

Isto não é crença, é observação, a própria matriz da boa ciência. Qualquer um de vocês pode verificar se funciona ou não-- acho que seria uma boa idéia. Portanto todo este bate-boca sobre ciência e crença popular não é apropriado em relação a este calendário lunar. E de qualquer jeito, pode ser verificado....

Enquanto ao estudo que mostrou que não tinha diferenças nas verduras, conforme dia de lua, gostaria de ver por que é contra a minha experiência...

Quando a observação é empírica e quando é científica? Quando o observador tem título? Tenho dois mestrados...Serve?

http://www.agrisustentavel.com/discussoes/dlunar.htm

segue o link das correlações lunares para o plantio de hortaliças, agora só basta fazermos a analogia para as plantas magicas!!!
  7. Alkimista

Alkimista Arbusto

Afiliado:
    23 Outubro 2005
    Aprovações Recebidas:
    89
    Pontos de Troféu:
    40
    Reputação:
    1
    Adorei o Tópico, muito bom!

Gente, será que algum dos mais "entendidos" do assunto poderia, gentilmente, montar e publicar aqui o calendário lunar dos enteógenos??? Acho que seria muito muito instrutivo, uma informação realmente importante para o forum. O que acham?? e nem precisa alguém fazer sozinho, um começa colocando o que souber e juntos vamos desenvolvendo... pode ser no mesmo esquema do que está no link que o Self postou!

LUZ
  8. Self

Self Semente

Afiliado:
    20 Março 2005
    Aprovações Recebidas:
    76
    Pontos de Troféu:
    0
    Reputação:
    0
    para depois ampliarmos o estudo às influencias planetarias, muito importante nos efeitos enteogenicos...
    existe um calendário planetário também, mas ainda estou procurando, paracelso fazia correlações do planeta regente das plantas, esta informação é muito importante para os estudos e experiencias, bem como a caracteristica de cada planeta!! e suas correlações com o homem, seja no psiquismo ou mesmo na anatomia e matabolismo...
  9. Alkimista

Alkimista Arbusto

Afiliado:
    23 Outubro 2005
    Aprovações Recebidas:
    89
    Pontos de Troféu:
    40
    Reputação:
    1
    Boa Self! Só resalvando que este calendário dos planetas seja noutro tópico, já que este é sobre a lua!

:)Vamos lá pessoal, com boa vontade se pode tudo!!! e imagina só, este será (se não estou enganado) o primeiro fórum com este calendário específico para enteógenos.:)

PAZ
  10. zóio

zóio Semente

Afiliado:
    12 Março 2005
    Aprovações Recebidas:
    1
    Pontos de Troféu:
    0
    Reputação:
    0
    Galera.
    Para quem gosta de estudar os efeitos lunares e tal... procurem o calendario lunar das 13 luas (essa era a maneira que os astecas dividiam o anos) existem alguns adeptos que seguem esse calendario e ele é bem interessante principalmente para as mulheres e ciclos menstruais.. o que não vem ao caso... ) 13 luas mais 1 dia fora do tempo = 365 o dia fora do tempo é o nosso reveillon... para os que gostam de estudar ciclos é uma mão na roda...
    ( para se fazer um calendario para enteogenos deverá ser avaliada algumas coisas.. os ciclos lunares, e o calendario agricola , e uma tabela de comprimento de luz do dia , temperatura e pluviosidade
    com isso é possivel se estabelecer algumas regras...
    Pois no inverno algumas plantas entram em dormencia .... o que diferenciaria o tempo de colheita para cada dipo de planta.... alem das plantas dicitiledonias ( c4) que vão ser induzidas para a floração de acordo com o periodo de escuro que elas são submetidas...
    bom é basicamente isso.. acho a ideia muito valida, mas tem que ter base cientifica ... quem tiver uma area para cultivo e estiver a fim de anotar td por 1 Ano.... da p/ fazer sim... basta ser metódico..
    []´s
    Zóio